quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Decoupage - aulas

Introdução ao curso de découpage:

Definição: Arte de revestir com gravuras.
A palavra de origem francesa “découpage” significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. A Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta.
A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas.
As figuras podem ser recortadas de vários tipos de papéis. Os mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Estão sendo produzidos alguns papéis no Brasil. Apesar de terem textura diferente dos papéis importados são muito utilizados, principalmente os comercializados pela soliarte: Daiara e Déia&Fabi. No final os trabalhos ficam muito bonitos. Podem-se comprar as figuras pré-recortadas, também importadas.
Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças em Découpage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção.
Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.Interessante é a história dos guardanapos. Conta o consultor Dalilo, especialista em guardanapos de primeira linha, que os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc.
Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d’água para serem levados à boca.
Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado.

Material básico:Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho), papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica;Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético (principalmente à base d’água);
Os artesãos utilizam PVA;Um bom pincel;Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpage Mural ou gel para découpage;Silicone Daiara e boleador para trabalhos em 3D;Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo, decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox são utilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão.
Uma opção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnica Patchwork);Rolo de espuma ou rolete para découpage;Tesoura;Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto
O Projeto: Em qualquer atividade de produção existe uma das etapas, o projeto, fundamental para que o produto final tenha aceitação pelo público e qualidade inconteste.
Nesta fase inicial você deverá sacar o que o mercado espera, a possibilidade de lançamento de um produto diferenciado e que o trabalho final esteja próximo da perfeição. Apesar de termos normalmente sobras de tinta e de recortes para découpage, no projeto tome muito cuidado, pois ao querer utilizar as sobras você poderá prejudicar o objeto projetado. É claro, que devemos utilizar as sobras, porém com muita parcimônia.
Custo :Em qualquer projeto considere com muito cuidado os custos que serão repassados aos clientes. Como às vezes o número de peças encomendadas é elevado você não terá estoque das mesmas. Como os fabricantes, principalmente de MDF e distribuidores de Pinus, trabalham com o preço em dólar, e considerando suas vendas para o exterior, os preços sobem toda semana, o que será repassado pelos fabricantes das peças de madeira. Os outros itens também.
No caso dos guardanapos nem sempre os importadores têm reposição garantida dos motivos.
Preparação da peça ou objeto onde será feita a Découpage· Aplicação em paredes (faixas), vasos (exposição em área externa - intempéries), vidros, velas e metalA aplicação do recorte deverá ser feita em parede e vasos já com pintura final. Nos vidros e metais você poderá aplicar tinta e depois os recortes, retire a gordura dos objetos antes da découpage.Aplicação em peça de madeira A preparação da madeira pode ser feita de vários modos. No caso de pinturas mais simples os maiores fabricantes de tinta recomendam utilizar como base o esmalte sintético. Porém, o mercado consumidor utiliza a base para artesanato ou látex. E funciona bem.
Preparação da peça:
1º - Ao comprar a peça de madeira faça uma seleção procurando as mais perfeitas, pois o tempo que se perde para acertar é grande;
2º - elimine todas as imperfeições da peça, utilizando massa F12 ou Sayerlack ou cola com serragem;
3º - após a secagem da massa, lixe a peça de madeira que servirá de superfície para a découpage (é muito importante que esta etapa seja perfeita);
4º - uma opção para se ter um bom acabamento é utilizar o Fundo Branco para Madeiras na madeira crua;
5º - pinte com Tinta PVA ou Acrílica (2 demãos) ou passe verniz (2 demãos), na tonalidade desejada (pode ser uma pátina, envelhecimento ou qualquer outra técnica de pintura). Entre cada demão passe de leve a lixa fina ou esponja Scoth Brite;
6º - deixe secar.Aplicação em malas de Duratex Você poderá pintar o Duratex na cor desejada ou envelhecer o mesmo. Se quiser utilize o estado natural do Duratex. Na pintura do Duratex utize os métodos de pintura em Madeira. Caso somente aplique os selos ou imagens proteja com verniz ao final do trabalho.Aplicação em Plástico O plástico deverá ser tratado com desengordurante antes de receber pintura.

Découpage Usual
Hora da decisão: Aplicar papel, papel pré-recortado, adesivo, selos, guardanapo ou decalque? Aplicar um guardanapo inteiro, folha inteira ou recortar a figura? O papel de seda importado da Itália tem uma textura um pouco mais firme que os guardanapos. Uma opção muito utilizada é o decalque (coloque o decalque em água e quando estiver escorregando (solto) encoste a folha base do decalque ao lado do local onde será aplicado, deslizando a figura para o lugar definitivo). Nunca se esqueça de verificar o tamanho exato da peça e confirmar se o recorte está de acordo com o porte da peça.Quando aplicar a folha ou guardanapo não se preocupe se houver sobras nas laterais. Com muito cuidado passe uma lixa fina de cima para baixo, com movimentos suaves. Atenção: espere o guardanapo ter secado totalmente, pois se ele ainda estiver úmido ao passar a lixa, esta poderá puxar e retirar não somente o excesso e sim parte do guardanapo. Exemplo: Neste caso um guardanapo com figura de cavalo (produzido na Alemanha) será utilizado. Você poderá optar em utilizar o pedaço inteiro do guardanapo, metade ou um quarto. Uma alternativa muito utilizada é recortar a figura. Os guardanapos holandeses são um pouco mais finos que os alemães (a diferença não compromete um trabalho, porem o cuidado deve ser redobrado na sua aplicação). Se o guardanapo for muito fino poderá receber uma camada de goma laca ou termolina antes de recortar a figura.
Colagem: Na découpage simples você poderá utilizar Cola branca, Goma laca, a conhecida Termolina ou o Gel para découpage Daiara. De todas as colas mais simples (resinas) a termolina é a mais utilizada. Ao aplicar as colas para découpage utilize a menor quantidade possível em cada demão.
Com cola branca· dilua a cola branca em um pouco de água;· defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo);· passe a cola no local onde será colado o recorte;· aplique o recorte no local onde foi passada a cola, começando por uma das bordas e vá empurrando em direção as outras bordas, sempre evitando a formação de bolhas. Quando a figura for muito grande vá passando a cola aos poucos e aplicando o recorte. Nunca passe a cola em toda a área, pois, por exemplo, um guardanapo inteiro poderá ficar franzido;· conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Pode-se utilizar um rolinho de pintura.· com a gravura (recorte) completamente seca, aplique uma (ou mais) demão de goma laca ou cola branca e deixe secar.
Com goma laca· aplique a goma laca no recorte ou gravura;· cole-a começando por uma das laterais. Conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Caso se formem bolhas ao colar a gravura, fure delicadamente o papel com uma agulha e pressione-a com um pedaço de malha de algodão, para retirar o ar;· com a gravura completamente seca, aplique uma demão de goma laca e deixe-a secar.
DICA: Se o papel ou guardanapo for muito fino aplique a goma laca no papel antes de recortá-lo.

Com termolina· defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo);· passe a termolina no local onde será colado o recorte;· cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Pode-se utilizar um rolinho de pintura;· com a gravura completamente seca, aplique uma demão de termolina e deixe secar.
DICA: Se o papel ou guardanapo for muito fino aplique a termolina no papel antes de recortá-lo.

Acabamento final: O acabamento final básico é com aplicação de verniz para proteger a pintura e as figuras. Recomendamos o Verniz FC (a base d’água) da Fusecolor.

Découpage Estilo: Na découpage Estilo você utiliza produtos especiais para colagem de guardanapos em tecido. O produto final fica muito bom.
Com Gel para découpage da Daiara· defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo);· passe o Gel no local onde será colado o recorte;· cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Pode-se utilizar um rolinho de pintura;· com a gravura completamente seca, aplique uma demão do Gel e deixe secar.
Com cola para découpage Corfix· defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo);· passe a cola no local onde será colado o recorte;· cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Pode-se utilizar um rolinho de pintura;· com a gravura completamente seca, aplique uma demão do Gel e deixe secar.

Découpage Profissional: Para que o seu trabalho tenha qualidade profissional utilize os produtosModPodge ou Mural, específicos para trabalhos com guardanapos. Mesmo com papéis você poderá utilizar estes produtos. O grande detalhe destes produtos, quando aplicados em guardanapos, é a qualidade do trabalho final e segurança para os clientes que adquirirem a peça pronta. Existem outros produtos importados similares, porém a soliarte indica a cola Mural e Mod Podge ( a melhor cola para découpage do mercado mundial).

Copiei do blog da Eme Fialho.

0 comentários: