sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Meditação Guiberish

Outros nomes desta meditação: No Mind ou Loucura Consciente
Indicações:
  • Problemas psico-emocionais como sair dos pensamentos repetitivos e limpar (esvaziar) a mente das ilusões.
  • Limpar o laríngeo (garganta e ouvidos).
  • Mobilizar a energia e certas tensões (ocultas) de pescoço e ombros.
  • Desbloquear a passagem dos pensamentos para o coração e vice-versa.
  • Problemas físicos/respiratórios - garganta, laringe, tireóide, cordas vocais, ouvidos e pescoço.
O Guiberish é uma técnica de meditação ativa, que além de aliviar a mente compulsiva, enevoada ou travada, também é muito indicada para limpar (física e energeticamente) o chacra laríngeo, que está localizado na altura da garganta, mas afeta ombros, pescoço e ouvidos.

Uma técnica milenar, simples e poderosa, mas que, por ser ativa e barulhenta, precisa de privacidade para ser vivenciada com profundidade e sucesso.

O chacra da garganta é um ponto do nosso corpo que sempre precisa de muita limpeza. Afinal, é por ele que passa tudo o que engolimos (alimentos e "sapos"), e também tudo o que colocamos para fora, principalmente através das palavras.

Precisamos cuidar muito do que deixamos entrar, e mais ainda, do que deixamos sair através deste chacra: precisamos ser impecáveis no cuidado diário deste centro energético.

Como funciona a técnica?

Guiberish significa não linguagem. Nenhum idioma. Ou melhor, o Guiberish é um idioma “no sense”. As palavras do Guiberish não pertencem a qualquer vocabulário, qualquer dicionário. Com as palavras deste idioma - sem sentido ou louco -, a mente humana perde a condição de fazer associações de palavras ou imagens. Aos poucos, a mente vai enlouquecendo – conscientemente, é claro – e soltando os freios de crenças, condicionamentos e memórias por muito tempo arquivadas ou travadas.

Após 5 minutos "se expressando" em Guiberish a mente começa a desistir de manter os sapos guardados, as teias de aranha armadas, as mágoas arquivadas. Com isso, aos poucos vai vindo uma vontade (consciente ou não) de botar para fora todas estas quinquilharias, liberando garganta, pescoço e ouvidos para funcionarem de forma saudável, plena. Aos poucos, mente e coração começam a se comunicar de forma fluida, serena, mais lúcida, alerta e assertiva.

E o mágico: o praticante não precisa racionalizar nada. Aliás, nem consegue. Não é preciso lembrar quando ou de quem engoliu o sapo. Ele simplesmente será cuspido, tossido ou vomitado. Não é preciso lembrar como aconteceu aquela mágoa ou dificuldade para escutar certas coisas: elas são energeticamente expurgadas. Simples assim.

Como praticar?

Fique de pé ou sentado, feche os olhos e comece a fazer sons sem sentido. Faça qualquer som que você goste ou venha até sua garganta e voz. Deixe fluir, mas não fale numa língua específica, nem use palavras que você conheça.

Permita-se expressar o que quer que precise ser expressado dentro de você. Cuspa os "sapos" e "teias de aranha" já mumificados e esclerosados.

Jogue tudo fora, fique totalmente louco. Fique louco conscientemente. A mente pensa em termos de palavras. Em termos lógicos. Portanto, enlouqueça a mente com o ilógico que esta linguagem é: o Guiberish.

Guiberish, que é uma linguagem sem nexo, ajuda a quebrar com este padrão de verbalização lógica da mente, do racional. Sem suprimir seus pensamentos, você pode jogar fora muita energia velha estagnada nesta ponte mente-coração: a garganta.

Tudo é permitido: cantar, chorar, gritar, berrar, murmurar, falar sons loucos. Deixe seu corpo fazer o que quer que ele queira: pule, deite-se, ande, sente-se, dê pontapés em almofadas e assim por diante. Certamente virão inúmeras vezes sensações de tosse ou vômito. Desengasgue mesmo. Vá em frente.

Não deixe acontecer espaços vazios. Se você não encontrar sons para Guiberishar, apenas diga "lá-lá-lá", mas não permaneça silencioso.

Você pode praticar esta meditação sozinho ou em grupo. Mas, se fôr com outras pessoas, não se relacione nem interfira com elas de jeito algum. Fique apenas com o que está acontecendo com você, e não se importe com o que os outros estejam fazendo. Cada uym no seu processo.

Você poderá fazer essa prática por um mínimo de 15 minutos de Guiberish + 5 minutos de silêncio (3:1) diários e poderá observar o quanto irá mudando a qualidade deste chacra. Se você Guiberishar por 30 minutos, serão mais 10 minutos de silêncio. Você determina o tempo, a hora e o local onde deseja/precisa Guiberishar.

A indicação terapêutica é a prática diária de 21 dias consecutivos, ou até desaparecerem os sintomas.

A prática do Guiberish liberta a voz de desculpas e justificativas tolas, acabando com o péssimo hábito da procrastinação.

Mais importante que tudo, ao nos conectarmos com palavras simples como os nossos 'sins' e 'nãos', abre-se um portal para o encontro com nosso poder maior. Limpar e estar limpo significa aprender a dizer não a todas as coisas tóxicas que permitimos entrar em nosso corpo, em nossa mente, em nossa vida. Significa dizer não aos alimentos ruins, hábitos ruins, trabalhos ruins e relacionamentos ruins.

Se dissermos sim a vida toda, quando na verdade em alguns momentos queríamos dizer não (e vice-versa), nos saturamos (entupimos, esclerosamos) de coisas que nos deixam doentes. É por isso que temos que praticar o Guiberish bem alto.

Com o tempo você perceberá:
- Sua expressão sendo mais clara e sua intenção corretamente ouvida.
- Vai começar a dizer o que nunca ousou dizer antes, mas sairá cada dia mais suave.
- Que parou de dizer as mesmas coisas velhas do mesmo jeito antigo.
Este texto faz parte do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom -Editora Alaúde.  Recomenda-se a sua leitura na íntegra, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Publicação orignal no site Doce Limão

0 comentários: